Sobre o blog

Seja muito bem-vindo, leitor!

Não tomarei muito de seu tempo com esta apresentação, porque bem sei que o tempo é escasso. Esvai-se como areia por entre os dedos. Dissipa-se como a névoa da manhã. O tempo é delicado e fugidio como “um rosto na água”, para usar a símile de Stephen King em seu A Torre Negra.

O blog que inauguro pretende divulgar minhas impressões acerca de livros que li ou ainda vou ler, com destaque para o gênero da Literatura Fantástica. Escreverei resenhas e tecerei críticas.

Em segundo lugar, destinarei o site à publicação de alguns textos do aspirante a escritor que sou. Visto que minha predileção recai sobre a Fantasia Medieval, meus escritos raramente se afastam desse nicho, mas já tive a oportunidade de me aventurar no terreno do horror e mesmo numa prosa mais poética inspirada na mitologia grega.

É do romance que estou desenvolvendo – e cuja sinopse postarei em breve – que advém o título do blog: Além do Sol e da Lua. O motivo por detrás desse nome – seu significado, se preferir – manterei encoberto por ora. Não é um grande mistério: é apenas algo que se tornará mais fácil de explicar à luz do primeiro capítulo de minha história.

E é disso que se cuida: de um blog de histórias – de leituras e produção de histórias.

Antes que me despeça, gostaria de repensar as analogias com que iniciei o post. Sim, o tempo se apaga como uma gota de tinta num lago, como areia, névoa etc., como todas as demais figuras de linguagem que remetem à efemeridade. Mas, além dessa característica, cada uma das imagens citadas aponta para mais uma: a superficialidade do tempo.

Se você, assim como eu, costuma imergir nas páginas de um livro enquanto lê, sentir o que os personagens sentem, acompanhá-los na jornada que é o enredo e, assim, ignorar o passar do tempo, sabe do que estou falando. É frequente ouvir dizer que ler é como viajar, mas faço um adendo a essa comparação: ler é como viajar esquecendo que se está viajando. É como entrar num trem sem se preocupar com o destino, abrir a janela, apreciar a paisagem e se deixar inebriar pela sensação. Curtir, só curtir. E viver.

O blog é para pessoas assim.

Novamente, seja muito bem-vindo.

O pistoleiro Roland Deschain avista a Torre Negra no horizonte. Se você, como eu, embarcou na jornada com ele e seu ka-tet, também deve ter se esquecido da Torre por momentos e simplesmente curtido a viagem. Bem, eu sei que curti.

O pistoleiro Roland Deschain avista a Torre Negra no horizonte. Se você, como eu, embarcou na jornada com ele e seu ka-tet, também deve ter se esquecido da Torre por momentos e simplesmente curtido a viagem. Bem, eu sei que curti.

4 respostas em “Sobre o blog

  1. Caríssimo,

    Cheguei a ficar emocionada ao encontrar seu blog. Parece que encontrei alguém terrivelmente parecido comigo mesma, ao menos nos gostos literários e na maneira de se expressar pela escrita. Estou no último período de Letras (já sou bacharel em música), sou professora de Literatura. Tenho fascínio pela literatura fantástica e pelo imaginário medieval (quase fui fazer História, mas concluí que minha verdadeira paixão só poderia ser realmente satisfeita através das Letras). Estou encantada com seu blog. Quero acompanhá-lo.
    Abraços,

    Luana Penteado

    • Eu que tenho de agradecer pelas palavras gentis, Luana! 🙂
      Redigi este texto de apresentação sem grandes pretensões, e fico feliz que tenha gostado tanto e se identificado. Apesar de tê-lo escrito há um tempo já, meu ponto de vista sobre o assunto em nada mudou desde então.
      Peço desculpas pela demora em responder. A verdade é que o blog está bastante parado, mas, bem, a partir de agora devo voltar a escrever contos e continuarei a publicá-los aqui. Obrigado por acompanhar.
      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s