Neil Gaiman n’O Globo fala sobre seu novo livro e confirma a continuação de Sandman + Prévia d’O Oceano…

Neil Gaiman

Neil Gaiman está na capa d’O Globo deste sábado!

Confiram a matéria completa no site do jornalhttp://oglobo.globo.com/cultura/as-bruxas-de-gaiman-8698588. Via O GLOBO. Autoria de André MIRANDA.

À vista do lançamento de O Oceano no Fim do Caminho pela editora Intrínseca na semana que vem (18 de junho), atentem para a dica do mestre:

Livros dão ótimos presentes porque contêm mundos dentro deles. Sem falar que é muito mais barato comprar para alguém um livro do que lhe comprar o mundo inteiro![1]

A tradução brasileira é a única no mundo que chegará às livrarias na mesma data em que a edição norte-americana. Eis a sinopse:

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

The Ocean at the End of the Lane 2

Para os que não aguentam a espera, a Intrínseca liberou o prólogo e o primeiro capítulo do livro para degustação. Chequem: http://issuu.com/intrinseca/docs/1__cap_oceanonofimdocaminho_issuu.

Agora, que venha mais um Sandman!

Sandman 2

Para os que ainda não conhecem a obra, trago a sinopse constante do site da Vertigo, que tem publicado a Versão Definitiva da HQ aqui no Brasil:

Sandman 3“Vou revelar-te o que é o medo num punhado de pó.”

Foi essa frase de T.S. Eliot que serviu para embalar o lançamento dessa série e também dar asas a imaginação de Neil Gaiman, um britânico destinado a criar uma das sagas mais revolucionárias e inovadoras dos quadrinhos contemporâneos.

Poucas HQs na história do mundo ocidental transcenderam o gênero e romperam barreiras como Sandman conseguiu. Mesclando mitologias modernas e fantasia sombria, além de acrescentar elementos modernos, históricos e míticos, Sandman foi considerada uma das séries mais artisticamente ambiciosas dos quadrinhos. Quando foi concluída, em 1996, já tinha mudado a nona arte para sempre e se tornado um fenômeno de cultura pop, bem como um marco das HQs, tornando difusa a fronteira imaginária entre os quadrinhos de massa e o que consideramos como arte.

A série conta a história de Morfeus, um dos Perpétuos — criaturas análogas aos deuses, mas ainda maiores —, responsável pelo Mundo dos Sonhos. Basicamente ele controla e tem acesso a todos os sonhos da humanidade e de todas as criaturas capazes de sonhar, sendo o senhor do Mundo dos Sonhos, a terra aonde vamos em nossas horas de sono.

Quando uma ordem mística tentou capturar a irmã de Sonho, a Morte, em seu lugar eles capturaram Morfeus. Assustados com o que conseguiram, os membros da ordem o mantiveram cativo. E assim teve início um período de diversas décadas em que esse Perpétuo ficou trancafiado à mercê de seus captores, deixando o Mundo dos Sonhos abandonado e os sonhadores desamparados. A série nos revela como ele se libertou e como foi capaz de se adaptar no mundo após tantos anos de ausência, e também nos mostra um vislumbre de sua história e da mitologia dos Perpétuos.[2]


[1] Tradução livre de uma citação atribuída a Neil Gaiman no site Goodreads.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s