Os mais esperados de 2013 – Parte 2

O site bestfantasybooks.com realizou uma votação a fim de descobrir quais eram os livros de fantasia mais aguardados pelos fãs para o ano de 2013.

A lista abaixo dá seguimento à iniciada em Os mais esperados de 2013 – Parte I.

8- Blood of Dragons – Robin Hobb

Tendo lido excertos de sua magnífica Saga do Assassino, posso afirmar que Hobb é uma escritora sem rival. É capaz de articular uma trama complexa com personagens inesquecíveis, tudo sob um enfoque mais introspectivo, que ela domina com maestria. Agora, na série The Rain Wild Chronicles, Hobb dedica sua escrita ao tema dos dragões.

Blood of DragonsTempo demais se passou desde que o poderoso dragão Tintaglia ajudou o povo das cidades mercantes a repelir uma invasão orquestrada por seus inimigos. Os Mercadores se esqueceram de suas promessas, fatigados de seu trabalho e da tarefa desgastante de cuidar de dragões presos a terra, porque nascidos fracos e deformados em razão do rio tóxico. Se negligenciadas, as criaturas se revoltarão ou morrerão, pelo que resta decretado que elas deverão ser conduzidas rio acima, rumo a Kelsingra, o lar mítico cuja localização se encontra guardada nas profundezas das memórias ancestrais dos dragões.

Thymara, uma inculta garota da floresta, e Alise, esposa de um Mercador rico e odioso, integram o grupo diversificado encarregado de escoltar os dragões até sua nova casa. Numa odisseia extraordinária sem nenhuma promessa de retorno, muitas lições serão aprendidas, e tanto dragões quanto os companheiros vivenciarão dificuldades, traições… e alegrias além do que possam imaginar.

Há traduções para o português de Portugal de outros romances da autora. Procurem-na em http://www.saidadeemergencia.com/.

 

9- The Unholy Consult – R. Scott Bakker

Da trilogia The Aspect-Emperor.

Largamente elogiado pela crítica e por um séquito crescente de fãs, Bakker já firmou reputação como um dos autores mais sagazes no gênero da fantasia – um escritor inserido numa linha que corre de Homero para Mervyn Peake e para Tolkien. Agora ele está de volta com uma obra longamente esperada. Situado vinte anos depois do fim de The Thousandfold Thought, Bakker nos reintroduz num mundo já algo familiar, mas ainda assim bem diferente do que seus leitores conheciam.

Escavando mais fundo este rico universo de mito, violência e feitiçaria, e remodelando completamente as convenções da Literatura Fantástica dentro de um espectro mais vasto de complexidade e sentido, R. Scott Bakker novamente nos brinda com um romance de fantasia que desafia todas as expectativas e recompensa o leitor com uma experiência rara de se encontrar entre os cânones da literatura contemporânea.

 

10- The Crown Tower – Michael J. Sullivan

Da trilogia The Riyria Chronicles.

crowntower-2-5Dois homens que se odeiam. Uma missão impossível. Uma lenda em formação.

Um guerreiro sem nenhuma razão por que lutar se alia a um assassino larápio sem nada a perder. Juntos eles terão de roubar um tesouro que ninguém é capaz de alcançar. A Torre da Coroa se compõe dos restos inexpugnáveis da maior fortaleza já construída, e abriga as mais valiosas possessões do reino. Mas não é ouro ou joias que o velho mago está procurando: seu prêmio só pode ser obtido por meio da combinação de talentos dos dois homens notáveis. Se Arcadias conseguir evitar que Hadrian e Royce matem um ao outro, talvez eles sejam bem-sucedidos.

The Riyria Revelations e The Riyria Chronicles são séries independentes, mas relacionadas entre si. O leitor poderá começar por Theft of Swords (ordem de publicação) ou por The Crown Tower (ordem cronológica da história).

Theft of Swords, Roubo de Espadas, já foi publicado no Brasil pela editora RECORD.

 

11- The Ocean at the End of the Lane – Neil Gaiman

Neil Gaiman é o cara. Sem mais.

Sandman, Lugar Nenhum, Deuses Americanos: recomendo todos!

Abaixo a sinopse do novo livro.

The Ocean at the End of the LaneThe Ocean at the End of Lane [literalmente, O Oceano no Final da Pista)] é uma fábula que remodela a fantasia moderna: tocante, aterrador e melancólico – tão puro quanto um sonho, tão delicado quanto a asa de uma borboleta, tão perigoso quanto uma faca no escuro, do gênio Neil Gaiman.

Começamos com nosso narrador quarenta anos atrás, quando o hóspede da família lhes roubou o carro e cometeu suicídio dentro dele, perturbando antigos poderes que teria sido melhor deixar em paz. Criaturas sombrias de além dos limites do mundo estão à solta e arrancarão de nosso narrador tudo que ele tem para se manter vivo: há um horror primitivo aqui, uma ameaça esfomeada – tanto dentro da família dele, quanto em meio às forças que se uniram para destruí-lo.

Sua única proteção reside em três mulheres, numa fazenda no final da pista. A mais jovem delas afirma que a lagoa de seus patos é um oceano. A mais velha se lembra do Big Bang.

 

12- Magician’s End – Raymond E. Feist

Último livro da série The Riftwar Saga.

Magician's EndEm Crydee, um posto de fronteira no tranquilo Reino das Ilhas, o menino órfão Pug torna-se aprendiz de um mago mestre – o que muda para sempre o destino de dois mundos.

De repente a paz no Reino é destruída quando misteriosos invasores estrangeiros infestam a terra. Pug é tragado pelo conflito, mas para ele e seu amigo guerreiro, Tomas, uma odisseia levando ao desconhecido apenas começou.

Tomas herdará uma relíquia de poder selvagem oriunda de uma antiga civilização. A sina de Pug o conduzirá através de uma fratura no tecido do espaço-tempo rumo ao domínio dos poderes de uma nova e estranha magia.

Há traduções para o português de Portugal dos primeiros romances da saga, que entre nós se inicia com O Mago – Aprendiz. Procurem-nos em http://www.saidadeemergencia.com/.

 

13- Cold Steel – Kate Elliott

Da trilogia Spirit Walker. A autora, Kate Elliot, juntamente com Robin Hobb, é um dos nomes mais proeminentes no terreno da fantasia.

Como de praxe, segue o resumo do primeiro livro da série:

Cold SteelÉ o amanhecer de uma nova era… A Revolução Industrial começou, fábricas pululam ao longo do país, e novas tecnologias se transformam nas cidades. Mas as velhas técnicas não morrem facilmente.

“Eu não era uma poetiza ou djeli, nem uma historiadora ou escriba, nem absolutamente uma sábia, mas isso não queria dizer que eu não fosse curiosa…”

A jovem Cat Barahal pensa que entende o mundo onde vive e seu lugar nele, mas na realidade ela só ignora que está à beira de eventos catastróficos. Envolvida num labirinto de intriga política com sangue, traição e feudos antigos, ela será forçada a realizar uma jornada inesperada e perigosa a fim de descobrir a verdade não somente sobre sua própria família, mas também sobre o segredo primevo que jaz no coração de seu mundo.

Cat e sua prima Bee são parte de uma revolução. Jovens estudantes, aprendendo as ciências que moldarão o futuro, mas inscientes da magia que domina suas famílias. No entanto, tudo isso muda quando os Magos de Gelo vêm buscar Cat. Novos perigos espreitam a seu redor, em cada canto, e ameaças obscuras tocaiam cada movimento seu. Se nem aqueles de seu próprio sangue merecem sua confiança, em quem você pode confiar?

 

14- Great North Road – Peter F. Hamilton

Hamilton é considerado um dos melhores autores de ficção científica da atualidade.

Great North RoadUm século no futuro, graças à tecnologia que permite cruzar anos-luz em viagens instantâneas, a humanidade superou o problema da escassez energética, limpou o meio ambiente e estabeleceu vastas colônias em outros planetas. A chave desse império pertence à poderosa família North – composta por gerações sucessivas de clones. Mas não se trata de clones idênticos, e por dois detalhes. Primeiro: erros genéticos assolaram cada geração. E segundo: os três clones “irmãos” originais seguiram caminhos separados, e os ramos da família estão hoje mais para rivais amistosos do que para aliados.

Bem, talvez não tão amistosos… Ao menos é o que o assassinato de um clone dos North na cidade britânica de Newcastle sugere ao detetive Sidney Hurst. Sid é um investigador sólido que não vê a hora de se livrar desse caso perigoso. Quando enfim atinge seu objetivo, solucionado ou não o crime, ele já terá feito inimigos bastantes para arruinar sua carreira.

Todavia o caso de Sid está prestes a experimentar uma reviravolta, porque as circunstâncias do assassinato detêm uma sinistra semelhança com outra matança ocorrida anos antes no planeta S. Libra, em que um clone dos North e toda sua família foram massacrados a sangue frio. A assassina convicta, Angela Tramelo, sempre clamou sua inocência. E agora parece que ela pode estar dizendo a verdade. Pois somente o matador de S. Libra poderia ter cometido o crime em Newcastle.

O problema é: Angela também alega que o assassino foi um monstro alienígena.

E agora Sid precisa navegar por um campo minado bizantino de interesses competidores dentro do departamento de polícia e da elite econômica e política mundial… tudo isso enquanto está à caça de um algoz brutal, determinado a atacar de novo. E em S. Libra Angela, recém-saída da prisão, se junta ao detetive em sua missão de perseguir o alien ardiloso, só para descobrir que a linha entre caçador e presa é letalmente fina.

 

15- Drakenfeld – Mark Charan Newton

Uma espécie de versão fantástica de Sherlock Holmes.

Drakenfeld“Sou Lucan Drakenfeld, segundo filho de Calludian, Secretário da Câmara Solar e guardião da paz – embora às vezes pareça que eu sou a única pessoa que deseja mantê-la…”

As monarquias da União Real Vispasiana se conservaram unidas por duzentos anos por meio de leis preservadas e efetivadas pela poderosa Câmara Solar. Como resultado as nações floresceram, mas corrupção, depravação e assassinato sempre encontrarão uma maneira de germinar.

Ao receber notícias da morte do pai, Lucan Drakenfeld é chamado de volta para sua casa na antiga cidade de Tryum e logo se envolve num caso intrigante. A irmã do Rei é achada brutalmente assassinada – seu corpo espancado e ensanguentado é descoberto num templo trancado. Em meio a rumores de espíritos malignos e assassínio político, Drakenfeld interrompe seu trabalho a fim de distinguir entre superstição e verdade. Sua determinação em desvendar o assassino rapidamente o transforma num alvo, à medida que as gangues do submundo de Tryum fixam o olhar nessa nova ameaça a sua supremacia.

Embarcando na maior e mais complexa investigação de sua carreira, Drakenfeld logo percebe que as evidências o guiam rumo a um motivo que pode em última instância trazer as trevas para todo o continente. O destino das nações reside em suas mãos.

Anúncios

2 respostas em “Os mais esperados de 2013 – Parte 2

  1. Fiquei doido para comprar esses principalmente o “The Crown Tower – Michael J. Sullivan” que já pirei na sinopse.

    Agora mudando de assunto, li um techo do O Temor do Sábio que é a perfeita tradução do que já havia conversado com você lá no ONU sobre a questão de “os grandes temas da filosofia podem e devem ser transmitidos por meio de belas histórias”. Gostei tanto que publiquei uma cópia se quiser da uma olhada eis o link: http://escrivaninhanobrega.blogspot.com.br/2013/04/os-segredos-por-kvothe-o-temor-do-sabio.html

    • Sim, dei uma folheada no Roubo de Espadas na Saraiva outro dia e as primeiras cenas já me fisgaram. O Sullivan inventa uns diálogos muito originais.

      Sobre O Temor do Sábio: pois é, tem razão! O Rothfuss tem essa habilidade para inserir sacadas geniais no meio da história que está narrando. Foi nos livros dele que comecei a destacar os trechos favoritos dos livros que lia. A escrita dele (e a tradução) são sensacionais!

      Vou dar uma passada no Escrivaninha! 😉
      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s