Os mais esperados de 2013 – Parte I

O site bestfantasybooks.com realizou uma votação a fim de descobrir quais eram os livros de fantasia mais aguardados pelos fãs para o ano de 2013.

O resultado oferece um bom panorama do que existe de melhor na Literatura Fantástica ultimamente. (No caso, entendam como “melhor” um livro ou série (ou autor) que conseguiu arrecadar uma legião vasta de leitores fiéis.) É um rol precioso de excelentes sagas para se acompanhar.

Sem mais delongas, eis os mais aguardados de 2013 cuja publicação foi confirmada para este ano – sendo que alguns já foram publicados. A numeração abaixo segue o ranking cunhado a partir da quantidade de votos que cada romance recebeu. (Tomei a liberdade de omitir um ou outro livro da lista, para que a sequência de posts não ficasse num tamanho exagerado[1].)

1- Memory of LightRobert Jordan / Brandon Sanderson

A Memory of LightO livro final da lendária série The Wheel of Time foi lançado em janeiro. A espera foi longa, mas rendeu uma obra primorosa – tão magnífica que o tempo de seu desenvolvimento superou a duração de uma vida humana. No curso da escrita, o autor original, Jordan, faleceu, e Sanderson lhe sucedeu nessa empreitada gloriosa, conforme a indicação do próprio Jordan.

Ao se deparar com as anotações do antecessor, Sanderson concluiu que não seria possível condensar tanta informação, tantos encerramentos de plot num único volume. A decisão de escrever dois livros de fechamento fez chiar os fãs mais puristas, mas o brilhantismo e a dedicação de Sanderson lhe permitiram agradar a todos. E agora, enfim, a jornada chega a seu término.

A série está para ser relançada no Brasil (conforme o blog DRAGONMOUNTBOOKS).

 

2- The Daylight WarPeter V. Brett

Não estou familiarizado com a obra de Brett, mas informo que se trata do terceiro livro da saga Demon Cycle, best-seller internacional. Segue a sinopse do primeiro livro, para um vislumbre de como a história começa:

The Daylight WarEnquanto cai a escuridão, os demon corelings ascendem – em multidões, e gigantes e poderosos, emergindo do fogo, da madeira e da pedra, famintos de carne humana. Séculos atrás, os humanos conheciam abrigos revestidos de magias de proteção e de ataque, mas agora as pessoas diminuem de número. Apenas os membros de uma única tribo do deserto, devotos do Libertador, resistem.

Três jovens sobreviventes ousam o impossível. Arlen, Leesha e Rojer avançam para além da segurança vacilante dos poucos abrigos restantes em vilarejos remotos, e arriscam tudo numa jornada desesperada para recuperar os segredos do passado. Juntos, eles enfrentarão a noite que se adensa.

 

3- Emperor of Thorns – Mark Lawrence

Outro encerramento de uma trilogia que tem arrebatado corações.

Emperor of ThornsQuando ele tinha nove anos, assistiu à mãe e ao irmão serem mortos bem diante de seus olhos. Aos treze, liderou um bando de rufiões sanguinários. Aos quinze, ele pretende tornar-se rei… É tempo de o Príncipe Honorous Jorg Ancrath retornar ao castelo a que renunciou outrora, para reclamar seus direitos. Desde o dia em que ele acabou dependurado nos espinhos de um arranjo de rosas e observou os homens do Conde Renar assassinarem a mãe e o irmão mais novo, Jorg não tem contido a fúria. Vida e morte são nada mais do que um jogo para ele – e ele nada tem a perder. Mas a traição o espera no castelo do pai. Traição e magia negra. Não importa quão feroz seja sua vontade: será o jovem capaz de derrotar inimigos detentores de um poder além de sua imaginação?

Prince of Thorns, o primeiro da série (e ao qual pertence a sinopse acima), já está sendo traduzido para lançamento no Brasil em breve (conforme o blog DRAGONMOUNTBOOKS).

 

4- The Rithmatist – Brandon Sanderson

Romance de estreia do renomado autor entre o público Young Adult.

The RithmatistJoel quer ser um Rithmatist. Escolhidos pelo Mestre numa misteriosa cerimônia de iniciação, Rithmatists têm o poder de injetar vida em figuras bidimensionais conhecidas como Chalklings. E os Rithmatists são a única defesa da humanidade contra os Wild Chalklings – criaturas impiedosas que deixam um rastro de corpos mutilados em seu caminho. Tendo praticamente dominado o território de Nebrask, os Wild Chalklings agora ameaçam todas as Ilhas Americanas.

Como o filho de um humilde chalkmaker [literalmente, “fabricante de giz”] da Academia Armedius, Joel só pode ficar olhando enquanto os estudantes Rithmatists aprendem a arte mágica a qual ele faria qualquer coisa para praticar. Daí os alunos começam a desaparecer – sequestrados de seus dormitórios à noite, com traços de sangue remanescentes. Designado para ajudar o professor que está investigando os crimes, Joel e sua amiga Melody se veem no encalço de uma insólita descoberta, que mudará a Rithmatics [rithmática] e seu mundo para sempre.

Brandon Sanderson já tem livros publicados no Brasil, a exemplo de Elantris, da Leya. Com certeza suas outras obras não serão esquecidas.

 

5- The Tyrant’s Law – Daniel Abraham

Terceiro livro (pois todo mundo adora trilogias…) da série Dagger and Coin. Considerada por alguns uma das melhores trilogias de fantasia já escritas: um misto de George R. R. Martin (com quem o autor tem colaborado em projetos conjuntos) com Joe Abercrombie, tudo sob a perspectiva de Abraham.

The Tyrant's LawTodos os caminhos conduzem à guerra…

Os dias de herói de Marcus ficaram para trás. Ele sabe muito bem que mesmo a menor das guerras significa a morte de alguém. Quando seus homens se estarrecem diante de um exército amaldiçoado, ficando de fora de uma batalha em que Marcus não deseja tomar parte, medidas não ortodoxas são exigidas.

Cithrin é uma órfã, guardiã de uma casa bancária. Seu trabalho é contrabandear a riqueza da nação através de uma zona de guerra, escondendo o ouro de ambos os lados. Ela conhece a vida secreta do comércio como uma segunda língua, mas as estratégias de barganha não a defenderão contra espadas.

Geder, único rebento de uma família nobre, tem mais interesse em filosofia do que em esgrima. Uma desculpa esfarrapada para um soldado, ele acaba se tornando um peão nesses jogos bélicos. Ninguém pode prever seu futuro.

Pedras rolantes podem deflagrar um deslizamento.

Uma querela entre as Cidades Livres e o Trono Dividido escala até o descontrole. Um novo jogador se ergue das profundezas da história, alimentando as chamas que tragarão toda a região rumo ao Caminho do Dragão – o caminho para a guerra.

 

6- The Dark DefilesRichard K. Morgan

Sequência da sombria saga A Land Fit for Heroes.

The Dark DefilesUm senhor das trevas emergirá. Eis a profecia que impele Ringil Eskiath – Gil, para abreviar – um mercenário arruinado e outrora herói de guerra cujo cinismo é superado apenas por sua velocidade com a espada. Gil se desgarrou da família aristocrática, mas quando sua mãe o alista na empreitada de libertar uma prima vendida à escravidão, Gil se põe a rastreá-la. Mas logo se revela que existe mais em jogo do que o destino da jovem mulher. Feitiçarias macabras despertam. Há quem sussurre acerca do retorno dos Aldrain, uma raça de demônios temidos apesar de belos. Agora Gil e dois velhos camaradas são tudo o que resta no curso de uma profecia cuja realização mergulhará o mundo inteiro em sangue. Mas com heróis como esses, a cura parece pior do que a doença.

 

7- River of StarsGuy Gavriel Kay

Passado no mesmo cenário de outro romance seu, Under Heaven, uma China inserida numa história alternativa, mas agora quatro séculos depois.

River of StarsRen Daiyan era apenas um menino quando tomou a vida de sete homens que guardavam um magistrado imperial de Kitai. Esse evento ocorrido numa estrada deserta mudou sua vida – e de uma maneira totalmente inesperada, enviando-o às florestas de Kitai para conviver com os foras da lei. De lá ele emerge anos após – e sua vida de novo se transforma dramaticamente, à medida que ele se aproxima da corte e do imperador, num momento em que a guerra chega do norte.

Lin Shan é a descendente de um acadêmico, sua amada filha única. Educada por ele de forma impensável para uma mulher, abençoada como compositora e calígrafa, ela se percebe vivendo no limbo entre dois mundos. Sua inteligência cativa o imperador – e aliena as cortesãs. Mas quando o pai se vê em risco pela política selvagem em vigor, Shan precisa agir como uma mulher jamais agiu.

Num império dividido pelas facções cruéis que rondam um imperador de gosto cultural excessivamente refinado – a ponto de amar mais seus jardins e arte do que o fardo de governar –, acontecimentos inusitados na estepe nortenha alteram o balanço de poder do mundo, levando a consequências imprevistas sob o rio de estrelas.

O autor já conta com uma via de publicação no Brasil (conforme o blog DRAGONMOUNTBOOKS).

 
Na Parte II virão mais oito sugestões de livros. Não deixem de conferir.
 

[1] Para a lista completa, checar http://bestfantasybooks.com/blog/most-anticipated-fantasy-books-of-2013/. Acesso em 12 abril 2013.

Anúncios

2 respostas em “Os mais esperados de 2013 – Parte I

  1. Pingback: Os mais esperados de 2013 – Parte 2 | Além do Sol e da Lua

  2. Pingback: Os mais esperados de 2013 – Parte I - Roda de Escritores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s