This is… WOOL!

Olá, leitores eventuais!

Estou aqui para trazer-lhes mais uma notícia, desta vez não tão atual, mas vale comunicar mesmo assim.

Imaginem um mundo distópico em que algum cataclismo apocalíptico forçou os humanos sobreviventes a se abrigarem numa sólida e impenetrável estrutura de metal, capaz de protegê-los contra o ar contaminado de fora.

Não é uma premissa particularmente inovadora, sei bem. Há muitas histórias, em filmes e livros de ficção, que nela se fundam. Mas quando você adiciona a esse enredo aparentemente batido um pouco de slice of life especulativo, explorando o cotidiano das pessoas enclausuradas nas apertadas salas e corredores anti-catástrofe; quando consegue atribuir um significado totalmente novo (mortal até) a uma atividade tão pacata quanto, digamos, “limpar uma janela”; e quando se mergulha tudo isso num pano de fundo de teoria da conspiração que não é mera teoria da conspiração, mas sim algo que contém o germe de um passado verdadeiro – uma verdade que alguém quer esconder… ao fim, temos como resultado um emaranhado de nós, de camadas de dilema sobrepostas: pessoais, sociais, morais e geracionais.

Wool omnibus 1THIS. IS. WOOL!

Eis a sinopse do Goodreads de Wool Omnibus, um conjunto de cinco histórias nesse universo criado pelo escritor indie Hugh Howey:

Esta é a história da humanidade se sacrificando pela sobrevivência, é a história da humanidade no limite. O mundo exterior tornou-se inóspito; a visão dele, restrita; e qualquer conversa acerca dele, proibida. Mas sempre existem aqueles que têm esperança, que sonham. Essas pessoas são perigosas, residentes que infestam os demais com seu otimismo. Sua punição é simples. É-lhes dado exatamente aquilo que eles manifestam querer: é-lhes permitido sair.[1]

 

Limpando a janela pelo lado de fora.

Limpando a janela pelo lado de fora.

Eis um trailer alemão divulgado por ocasião do lançamento do livro, em janeiro de 2012:
[youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=eIi8rxnECpI]
E abaixo uma prévia das páginas iniciais da primeira das cinco histórias (em inglês). Espero que em breve a obra seja traduzida e publicada no Brasil. 😉

[1] Disponível em: http://www.goodreads.com/book/show/13453029-wool-omnibus. Acesso em 06 abril 2013. Tradução livre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s